domingo, 22 de abril de 2012
Gêneros: Verdades perigosas
Propondo-me a trabalhar com o gênero crônica com alunos de 8ª serie, selecionei algumas crônicas impressas de vários autores e busquei com eles os traços comuns: o tamanho, o estilo, a proximidade com a ficção, entre outros. Lemos tais crônicas, observamos a ideia da narrativa, normalmente vinculado a um fato da ordem do dia-coisas do tempo- e de fato ocorrido e logo vem o fato verrossímil (o que não deixa de se aproximar do conto) e me dou conta mais uma vez, da possibilidade de produzir textos de um gênero - objeto de estudo-, de muitos outros gêneros. Intrigada e disposta a refletir sobre tais constatações, busquei mais leituras sobre gêneros. Encontro umas pérolas do linguistica Luiz Percival Leme Brito, que propõe uma reflexão, ponderando os significados. E assim, constato que a crônica, como se trata de coisas do cotidiano, supõe outros gêneros narrativos e dissertativos a acompanhá-la: o relato,o causo... Seria o caso dessas duas crônicas produzidas e escolhidas pelos meus alunos? Posto aqui duas crônicas produzidas pelos meus alunos da 8ª série que não foram reescritas, apenas revistas.Saliento que a revisão pode ser/é uma etapa da produçãodo texto, mas não sua reescrita. E essa pode ser uma conversa seguinte. Espero que opinem. Na próxima semana tem mais.!
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